Qual é a diferença entre Wi-Fi 5 (5GHz) e a internet 5G?

Qual é a diferença entre Wi-Fi 5 (5GHz) e a internet 5G?

Essas tecnologias com nomes semelhantes não são a mesma coisa. O 5G é um novo padrão de internet móvel, enquanto o Wi-Fi de 5 GHz é um sistema de rede doméstico estabelecido .

A tecnologia de rede móvel 5G deve trazer uma verdadeira revolução na forma como acessamos a Internet, aumentando a velocidade de download, eliminando as latências e reduzindo o congestionamento nas redes móveis. . Mas afinal, o Wi-Fi 5 GHz e o 5G são iguais? Não, mas tecnicamente eles têm algumas coisas em comum, como por exemplo, ambos serem tecnologias sem fio.

Para ser mais específico, o 5G é o mais novo padrão de internet móvel que os smartphones começarão a usar em breve, e realmente se refere apenas a uma atualização do padrão de rede móvel anterior, chamado 4G.

Já o 5 GHz refere-se a uma parte do espectro de rádio usada pelos dispositivos Wi-Fi . Este padrão de conexão até tempo atraz era chamado de Wi-FI 5G e com a chegada do 5G da rede movel foi renomeado para WI-FI 5 .

5G

  • O mais novo padrão de rede móvel, melhoria do 4G
  • Conecta seu roteador à Internet
  • Sem fio, equivalente à conexão à Internet por cabo ou fibra

Wi-Fi 5 (5 GHz)

  • Banda de frequência popular usada por Wi-Fi, junto com WI-FI 2 ( 2,4 GHz)
  • Conecta seus dispositivos em casa ao seu roteador
  • Funciona somente em sua rede doméstica

5G: A versão mais recente da internet móvel

Quando dispositivos móveis – como seu smartphone, tablet ou notebook estão conectados à uma rede móvel, e não estão no Wi-Fi. Eles podem fazer isso por meio do serviço de dados de uma operadora de rede móvel. O 5G é a mais recente tecnologia, que visa fornecer conexões ultra-rápidas para esses dispositivos.

Em termos de uso generalizado, o 4G ainda é a tecnologia de internet móvel mais rápida em uso atualmente no Brasil, mas assim que o 5G chegar, e os smartphones 5G serem lançados (já estão), o 5G oferecerá muitas melhorias em relação ao 4G, o que permitirá que o 5G mude vários setores para o melhor.

5 GHz: Uma faixa de frequência Wi-Fi

Os dispositivos conectados à uma rede Wi-Fi podem transmitir dados em duas bandas de frequência, dependendo do roteador: WI-FI 5 (5 GHz) WI-FI 2 (2,4 GHz). Assim como as redes 5G móveis que são mais rápidas que 4G, porque operam em frequências mais altas, o Wi-Fi 5 (5 GHz) geralmente é mais rápido que WI-Fi 2 (2,4 GHz) pelo mesmo motivo.

O WI-Fi 5 (5 GHz) também tem a desvantagem (como 5G) de não poder transmitir bem através de paredes e tem um alcance Wi-Fi mais curto do que a faixa de WI-Fi 2 (2,4 GHz.)

No entanto, o WI-Fi 5 (5 GHz) é usado apenas dentro do contexto de Wi-Fi. Ou seja, quando você está em uma casa ou empresa, onde o roteador ou ponto de acesso sem fio suporta WI-Fi 5 (5 GHz), os dispositivos podem se conectar ao roteador nessa faixa de frequência em vez do WI-Fi 2 (2,4 GHz).

O WI-Fi 5 (5 GHz) é uma opção nos roteadores para permitir velocidades de transferência mais rápidas, e ajudar a reduzir o congestionamento e a interferência, permitindo que a rede seja executada em mais canais do que os suportados pelo WI-Fi 2 (2,4 GHz). A maioria dos roteadores modernos são de banda dupla, o que significa que eles operam nas faixas de frequência de WI-Fi 2 (2,4 GHz) ou WI-Fi 5 (5 GHz). Para alterar, basta configurar o seu dispositivo na banda que você deseja conforme sua necessidade.

Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/internet/29267-diferenca-wifi5ghz-e-internet5g

Sobre o Autor

philipe administrator

Deixe uma resposta

Preencha o formulário entraremos em contato com você

#assineMASTERINFO agora mesmo pelo Whatsapp!

× Whatsapp Agora