Percebendo mudanças na qualidade de seus vídeos?

Percebendo mudanças na qualidade de seus vídeos?

Você está percebendo alguma alteração na sua internet durante este período de quarentena? Nós temos a explicação!

Durante este período de quarentena, que se iniciou em 18/03 podemos perceber que o consumo de internet mundial teve um aumento de 50%.
Alguns usuários estão percebendo mudanças na qualidade de alguns serviços de streaming/vídeos. Isto acontece porque algumas provedoras de conteúdos digitais estão reduzindo a qualidade de seus streaming/vídeos para reduzir o tráfego.

Diante da pandemia do Coronavírus, serviços de streaming foram obrigados a reduzir a qualidade dos vídeos para não comprometer a rede. Netflix, Youtube, Amazon Prime Video, Facebook, Instagram e Globoplay estão com a reprodução ajustada automaticamente. Existe necessidade de manter menor qualidade, reduzindo o tráfego de banda de internet.

Por que reduzir a qualidade de streaming/vídeos?

As medidas visam impedir que o aumento da demanda por streaming, principal consumo dos usuários, acabe impactando na infraestrutura da internet.

As medidas visam impedir que o aumento da demanda por streaming, principal consumo dos usuários, acabe impactando na infraestrutura da internet. Assim não serão dificultadas as atividades como home office e aulas online. E a conexão não ficará extremamente lenta.

A Netflix foi a primeira a anunciar a medida de diminuir a taxa de bits, o que diminui a quantidade de informações transmitidas na rede e piora a qualidade das imagens. A medida, segundo a empresa, é válida por 30 dias. Uma solução parecida foi adotada por Amazon e Apple em suas respectivas plataformas de streaming. O Facebook também seguiu o mesmo caminho. Vídeos do Facebook Watch e do Instagram serão transmitidos a um bit rate menor. Por ora, as provedoras não definem um prazo para normalizar a reprodução.

O YouTube, por outro lado, decidiu reproduzir vídeos em definição padrão (SD), qualidade inferior ao HD e ao Full HD. O ajuste, que também é válido por um mês, não impede que usuários alterem a definição manualmente. No Brasil, Globoplay e serviços como Globoesporte.com, GShow e Globosat Play adotam uma mistura dos dois tipos de providências. Resoluções mais altas como 4K e Full HD (1080p) estão temporariamente suspensas. Assim, HD (720p) é a máxima definição para conteúdo sob demanda e ao vivo. Há também diminuição da taxa de bits na casa dos 50%: um capítulo de novela com 60 minutos, por exemplo, passa de 2,5 Gb para 1,2 Gb de consumo de dados.

Com a pandemia de Covid-19, houve um aumento de 50% do tráfego de internet em relação à média de um dia comum. Com a redução da alta qualidade dos vídeos, o tráfego também tem uma redução. Desta forma a rede ficará menos sobrecarregada e com um tempo de carregamento menor.

Fonte: Exame, TechTudo, G1, BBC, TechCrunch

Sobre o Autor

philipe administrator

Deixe uma resposta

× Whatsapp Agora